INTRODUÇÃO


Vamos falar de direção elétrica? Esse tipo de sistema é considerado o mais ecológico de todos. Dentro dele, encontramos uma caixa mecânica com o motor elétrico ou uma caixa mecânica convencional com a assistência da coluna de direção elétrica.

O sistema funciona assim: um motor elétrico é combinado com uma caixa de redução acoplada na árvore da direção. Isso multiplica a força, reduzindo o esforço do motorista.

Se o problema for no motor elétrico, você precisa trocar todo o sistema.

Se o problema for identificado na caixa mecânica convencional, a manutenção é a mesma do sistema mecânico. E o principal problema detectado é o ruído.

ATENÇÃO: o sistema de direção elétrica conta com um componente chamado COUPLING que é montado sob um anel de vedação entre o motor e a caixa de engrenagem. Esse componente desgasta mais rápido comparado aos outros e, por isso, gera uma folga na direção. Nunca se esqueça de checar esse componente.

A ZF, por meio da TRW, é a única empresa que fabrica este tipo de mecanismo de direção no Brasil. Uma tecnologia que proporciona mais segurança e redução do consumo do combustível. A fábrica é localizada em Limeira -São Paulo.

Fique de olho na instalação de componentes eletrônicos nos veículos para não danificar o sistema elétrico da direção, que tal fazer um teste e ganhar seu certificado? Corra para o "TESTE SEU CONHECIMENTO" e responda às perguntas.