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Evolução do sistema de retrovisores por câmeras digitais do caminhão Mercedes-Benz Actros-Parte1


MirrorCam ou câmera espelho está na segunda geração, avançando para se adequar às rodovias e necessidades dos motoristas para garantir uma condução segura em todas as condições climáticas e durante a noite

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 26 de março de 2024

As inovações tecnológicas são muito dinâmicas e a cada momento chegam novidades que nos surpreendem com mudanças que estavam resistindo ao tempo desde a invenção do automóvel.

O espelho retrovisor tem a sua origem pela necessidade de ter uma visão da estrada logo atrás do carro e isso aconteceu no final de 1800 e início de 1900 em algumas competições automotivas. (Fig.1 e 2)

Durante todo este período, o espelho retrovisor reinou sozinho em automóveis e caminhões, mas em 2018 a Mercedes-Benz iniciou a produção em série de caminhões equipados com a MirrorCam / câmera espelho / espelho digital.

O sistema funciona com duas câmeras, uma instalada do lado superior externo direito da cabine e a outra do lado esquerdo. A imagem é projetada em dois monitores verticais de 15 polegadas instalados em cada coluna interna do caminhão, em uma posição semelhante à do espelho convencional, só que do lado interno. (Fig.3 a 6)

Isso é o resultado do avanço nas aplicações das câmeras digitais em todas as áreas, até chegar nos veículos e substituindo o espelho retrovisor convencional instalado nas portas.

A tecnologia aplicada nas câmeras digitais faz mais do que simplesmente substituir o espelho retrovisor convencional, permitindo uma ampliação na forma de observar tudo o que acontece nas laterais e na parte traseira do veículo.

Pode parecer que as câmeras digitais vão eliminar definitivamente os espelhos retrovisores convencionais, mas não é o que observamos em um caminhão Mercedes-Benz Actros 2023 com dois espelhos auxiliares convencionais externos com visão ampliada instalados do lado direito da cabine, um na janela do passageiro, apontado para baixo, conhecido como espelho de meio-fio e o outro posicionado para o para-brisas, também apontado para baixo, utilizado durante manobras e para ver o que está à frente da cabine. (Fig.7)

Mesmo com todos os recursos tecnológicos das câmeras digitais, os caminhões continuam com pontos cegos e estes espelhos são utilizados para minimizar estes locais sem a visão do motorista, que pode provocar acidentes devido à falta de visibilidade durante as mudanças de faixas, manobras e até nos semáforos quando uma moto ou um carro para em um dos pontos cegos do caminhão.

Isso pode até contrariar algumas informações extremamente otimistas, alegando que a eliminação dos espelhos tradicionais e os de grande angular montados nas portas permite uma área visível maior à esquerda e à direita das colunas da cabine, mas na prática, os retrovisores tradicionais e os digitais estão atuando conjuntamente.

Os retrovisores digitais permitem uma visão mais ampla durante as curvas, quando a parte traseira da carreta fica fora do ângulo de visão do motorista, pois o sistema de controle e processamento das imagens permite a rotação da câmera na direção do raio interno de uma curva, deixando a extremidade traseira da carreta sempre visível. (Fig.8)

O caminhão sai de fábrica com a configuração padrão para uma carreta, mas o motorista pode alterar essa configuração para o uso de carretas duplas.

Algumas carretas modernas já possuem um sistema autônomo no qual a carreta transmite os seus dados geométricos ao sistema de controle de imagens e o motorista ainda pode ajustar manualmente o raio de giro através do interruptor de quatro posições instalado na porta.

Pensando em economia de combustível, o desenho aerodinâmico das câmeras reduz significativamente o consumo de combustível quando comparado com o desenho tradicional dos espelhos e segundo os engenheiros da Mercedes-Benz, que fizeram testes em túnel de vento, pode reduzir o consumo de combustível em 1,3 por cento em comparação com retrovisores tradicionais montados nas portas.

A visão traseira do caminhão fica prejudicada durante as chuvas, pois há acúmulo de gotas no espelho externo e no vidro da janela da porta, mas utilizando a nova tecnologia de espelhos digitais com a lente que possui um revestimento especial, a posição elevada da câmera no veículo, uma cobertura acima da lente da câmera e o sinal digital da imagem para o monitor na cabine, o embaçamento e a sujeira dificilmente afetam o sistema.

Nos dias frios e úmidos com temperaturas abaixo de 15 graus Celsius, as câmaras aquecem automaticamente, permitindo sempre uma visão limpa e caso seja necessário, a função de aquecimento pode ser ativada manualmente. (Fig.9)

Outra função importante está nas linhas indicadoras de distância, que acendem no monitor do sistema de espelho digital para ajudar os motoristas a calcular as distâncias dos objetos e dos veículos que se aproximam atrás do caminhão.

São três linhas fixas exibidas juntas:

A linha mais próxima do topo da tela indica uma distância de 100 metros;

A linha do meio indica uma distância de 50 metros;

A terceira linha a partir do topo da tela indica uma distância de 30 metros.

A linha mais baixa na parte superior da tela é uma linha ajustável que o motorista pode ajustar com precisão para marcar o final da carreta no nível do solo. (Fig.10)

Cada vez que uma carreta diferente é engatada no caminhão, é de vital importância que o motorista verifique e ajuste este indicador.

Para configurar o final da linha da carreta é preciso seguir algumas instruções.

Antes de ativar o modo de calibração, certifique-se de que o conjunto (carreta e caminhão) esteja em linha reta e em solo nivelado.

Sentado no banco do motorista e usando o painel de controle montado na porta, coloque um marcador que você possa ver claramente no final da carreta e ative o modo de calibração de ajuste de final da carreta.

Para ativar este modo de calibração, gire a chave duas vezes em 10 segundos. O modo de calibração será ativado automaticamente quando uma carreta equipada com EBS for acoplada ao caminhão.

Combinando as informações de assistência integradas com o sistema de espelho digital, o motorista pode avaliar três situações quando estiver dirigindo:

1.           Quando existe distância suficiente para entrar em uma faixa ou virar;

2.           Identificar o espaço na parte traseira da carreta durante as manobras;

3.           Após a ultrapassagem, voltar com segurança para a faixa da direita novamente.

Em situações de pouca luminosidade, como ao entardecer, o espelho digital oferece uma vantagem sobre os espelhos tradicionais montados nas portas. Os monitores mostram uma imagem muito mais brilhante do que a luz natural, consequentemente, o motorista recebe imagens mais definidas. (Fig.11 e 12)


O brilho da tela pode ser ajustado às condições de iluminação para que o motorista não fique ofuscado pelo brilho da tela.

Continua na próxima edição!