Notícias
Vídeos

Demanda recua na segunda quinzena de junho


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Alexandre Akashi - 15 de julho de 2009

O IGD (Índice Gerador de Demanda) ficou em 0.80 ponto o que representa queda de 5,9% em relação à quinzena anterior; o IP (Índice de Produtividade) também caiu 5%

A demanda de serviços nas oficinas mecânicas da região metropolitana de São Paulo foi 5,9% menor na última quinzena de junho em relação à primeira, de acordo com o IGD (Índice Gerador de Demanda) da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), unidade de pesquisa do Grupo Germinal. Na última medição, o IGD ficou em 0,80 ponto, ante 0,85 ponto medido na primeira quinzena de junho.


Outro índice que apresentou queda foi o IP (Índice de Produtividade), porém em menor proporção, tendo recuado 5,0% no período, fechando em 0,57 ponto ante 0,60 da primeira quinzena.

Um fator que pode explicar a menor demanda é a redução de IPI concedido pelo governo Federal à compra de carro zero Km e à política de não divulgar, até o último momento, a decisão de manter ou não o subsídio, levando o consumidor a decidir trocar de carro sob pressão.

Coincidentemente, na segunda quinzena de março, quando houve o primeiro adiamento da redução do IPI, o IGD e IP medidos na época foram, respectivamente, 0,81 e 0,53 ponto, números bastante similares aos medidos nesta última quinzena.

Peças

Com relação aos locais de preferência de compra de peças pelo reparador, a pesquisa IGD/CINAU mostra que o canal Distribuidor continua apresentando queda (de 9% para 7%), enquanto o Varejo volta a subir (de 79% para 81%), e as Concessionárias mantém-se estáveis (12%).


Um fator que pode explicar esses números é uma maior dificuldade de encontrar peças diretamente no Distribuidor e no mercado em geral, porém, o varejo, para manter-se abastecido, tem buscado novos fornecedores.

Já as concessionárias, que não participam diretamente desse mercado, mantém a demanda, pois o fornecimento de peças via montadora continua abastecido, apesar de alguns reparadores terem reclamado de dificuldades em encontrar peças na revenda de determinadas marcas (Peugeot e Volkswagen).

Realização CINAU: CONRE 3ª/5616Responsável técnico: Alexandre Carneiro – CONRE 3ª/6691-A/SP