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Demanda nas oficinas apresenta pior índice do ano


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Por: Alexandre Akashi - 05 de agosto de 2009

Com 0,78 ponto, a primeira quinzena de julho foi a pior do ano de acordo com o Índice Gerador de Demanda (IGD) medido pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva), unidade de pesquisa do Grupo Germinal.

A estatística contraria a expectativa, pois a primeira quinzena de julho deveria ser uma das melhores do ano em demanda de serviços para as oficinas, por conta das férias de meio de ano.
Apesar disso, o índice de produtividade (IP) manteve-se acima do índice de ociosidade, com 0,54 ponto. Uma leitura possível é de que, mesmo com menor demanda (passagens), o reparador permaneceu ocupado (consertos mais complexos).
Para se ter ideia da importância disso, em janeiro, quando tivemos o maior IGD do ano, com 0,87 ponto, o IP ficou nos mesmo 0,54 ponto medido nesta quinzena.

Peças
Mais uma vez, o canal Distribuidor perdeu espaço na preferência do reparador na hora da compra, e fechou a quinzena com 5% das intenções de compra, ante 7,2% medidos na segunda metade de junho. O canal Concessionário também perdeu 1,4 ponto percentual em relação à quinzena anterior, e fechou o período com 10% da preferência do reparador, ante 11,4% obtidos no final de junho.
Em contrapartida, 3% de todas as peças utilizadas para reparar carros neste período foram fornecidas pelo cliente. Na quinzena anterior, este número havia caído a zero. Já o canal Varejo continua predominando a preferência do mercado, com 82%.


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